Fundamentos teóricos do pensamento matemático
Ementa
Estrutura cognitiva e processo de conhecimento da matemática na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; objetivos e conteúdos programáticos da matemática para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental; inter-relações com as demais áreas curriculares; fundamentos teóricos e metodológicos; conceitos fundamentais; informações básicas de estatística; formas de avaliação.
Titulação dos Professores
ANA MÁRCIA FERNANDES TUCCI DE CARVALHO
Doutor
MARILDA TRECENTI GOMES
Mestre
MAGNA NATÁLIA MARIN PIRES
Doutor
Conteúdo programático
01.Resolução de Problemas
02.A Construção do conceito de número
03.Conhecimento lógico-matemático
04.O desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal
05.Discussão de processos e desenvolvimento histórico de algoritmos de algumas operações fundamentais
06.Idéias das quatro operações fundamentais
07.Compreensão dos números racionais: frações
08.Os decimais
09.A Construção do pensamento geométrico
10.Sentido das medidas
11.Área e perímetro
12.O pensamento algébrico
13.Conceitos fundamentais da proporcionalidade
14.Introdução à Estatística
15.Avaliação em Matemática
16.Aprender sem medo
17.A linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana
18.Os problemas da solução: dificuldades com a metodologia da resolução de problemas
19.A geometria plana e a geometria espacial: o que vemos e o que vivemos
20.Por que -1 x -1 = 1?: operações com os números inteiros